Americas Market Intelligence

Como a tecnologia de pagamento sem contato pode ajudar os bancos a acessar quase US$ 1 trilhão em gastos no varejo

Apesar da crescente penetração dos cartões de crédito e de débito, o dinheiro em papel ainda reina na América Latina: todos os anos, quase US$ 1 trilhão em pagamentos no varejo são feitos em espécie, a maioria dos quais em pequenas compras cotidianas.

Em todo o mundo, os cartões de pagamento sem contato já demonstraram ser o meio mais adequado para digitalizar as transações de baixo valor geralmente feitas em dinheiro em papel. No entanto, os pagamentos com a tecnologia sem contato ainda estão em estágio incipiente na América Latina, representando menos de 1% das transações presenciais com cartões.

Encomendado pela Visa e elaborado pela Americas Market Intelligence, esse relatório gratuito e altamente detalhado apresenta um panorama dos pagamentos sem contato na América Latina, os desafios a serem superados e recomendações para alcançar um ecossistema sem contato robusto.

Entitulado Panorama dos pagamentos sem contato na América Latina, o relatório começa com uma visão geral sobre esse tipo de pagamento. Nas seções seguintes, o documento analisa a tecnologia da perspectiva de todos os principais atores do setor: credenciadores, emissores, estabelecimentos comerciais e consumidores.











Panorama dos pagamentos sem contato na América Latina

Um relatório analítico complementar para profissionais do setor de tecnologia de pagamentos

As principais conclusões do relatório para profissionais do setor de tecnologia de pagamentos da América Latina incluem:

  • Um importante caso de sucesso da tecnologia sem contato na América Latina: por que funcionou e como
  • A grande ameaça que os códigos QR e carteiras digitais chinesas representam para os bancos latino-americanos caso essas instituições ignorem os pagamentos sem contato
  • Lições aprendidas com o fracasso do lançamento de tecnologias sem contato
  • Por que soluções móveis sem contato NÃO são o caminho para promover a adoção em massa da tecnologia
  • O que portadores de cartões latino-americanos pensam sobre a tecnologia sem contato
  • O melhor tipo de transações para pagamentos sem contato
  • Quais produtos os emissores devem migrar para a tecnologia sem contato – e quais NÃO
  • Os consumidores ideais a serem priorizados para a migração para a tecnologia sem contato
  • Os quatro elementos essenciais para a ampliação da escala dos pagamentos sem contato na América Latina são: 1) emissão de cartões; 2) organização de uma rede de cartões sem contato; 3) treinamento e motivação dos comerciantes; 4) educação do consumidor

O relatório oferece muitas outras análises valiosas, todas concebidas para ajudar profissionais do setor de pagamentos, processadores e instituições financeiras a aprofundar sua compreensão sobre os pagamentos sem contato e o potencial da tecnologia na região.