As vendas no varejo seguem melhorando no Brasil. De acordo com os Índices de Preços do Varejo (IPV) divulgados pela HiPartners e pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as vendas em lojas físicas de varejo cresceram 22% no primeiro semestre de 2022, com um fluxo intenso de consumidores aos centros comerciais. Confirmando essa tendência, durante a Black Friday de novembro de 2022, as vendas no varejo subiram 6,9% em comparação com 2021.
O e-commerce brasileiro também tem apresentado uma trajetória de crescimento favorável. Grandes varejistas brasileiros, como Mercado Livre e Amazon, atingiram altas taxas de vendas na Black Friday de novembro de 2022. No caso da Amazon, 2022 foi “sua maior Black Friday”, com mais de 3 milhões de produtos vendidos no Brasil em apenas 48 horas. Já o Mercado Livre registrou crescimento de 10% em suas vendas da Black Friday nas primeiras 48 horas e um aumento total “superior a 30%” até o final da semana.
O Magazine Luiza é outro player importante no varejo brasileiro. De acordo com o relatório aos investidores da empresa para o terceiro trimestre de 2022, o crescimento médio anual do comércio eletrônico do Magalu foi de 46% nos últimos três anos. As vendas totais (eletrônicas e físicas) tiveram crescimento médio anual de 28%.
Vários produtos contribuem para esse sucesso do varejo no Brasil. A seguir, analisamos alguns dos produtos com as melhores projeções de crescimento para 2022 e 2023.

FREE REPORT
The 2023 Latin America Forecast
Five massive trends that will shape Latin America not only for in 2023—but also throughout the rest of the decade into 2030

1 Home theaters e projetores
Segundo levantamentos da Criteo, houve um crescimento exponencial nas vendas de alguns eletroeletrônicos no Brasil, principalmente home theaters e projetores.
De acordo com a análise de tendências da Criteo, as vendas de home theaters registraram aumento de 78% em outubro de 2022 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nessa mesma base de comparação, o crescimento da venda de home theaters no Brasil havia sido de impressionantes 283% em junho de 2022.
Da mesma forma, as vendas de projetores tiveram um crescimento de 104% no Brasil em outubro de 2022 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em abril de 2022, as vendas de projetores haviam registrado um crescimento de 161% nessa mesma base de comparação.
2 Veículos elétricos
O mercado de veículos elétricos leves do Brasil apresentou aumento de 10,5% nas vendas entre janeiro e outubro de 2022, com 38,7 mil unidades vendidas nesse período, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
A ABVE prevê que o mercado brasileiro de veículos elétricos feche 2022 com um aumento de 25% a 31% nas vendas, totalizando 44 a 46 mil unidades vendidas até o fim do ano.
Além disso, os veículos elétricos a bateria (VEB) são o tipo de veículo elétrico mais vendido no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2022, foram vendidos 6,8 mil VEBs, o que representa um aumento de 41,5% “em relação às vendas totais de VEBs registradas (…) entre 2012 e 2021 (4,8 mil unidades)”, informou a ABVE.


3 Produtos de nutrição esportiva
No Brasil, as vendas de produtos de nutrição esportiva – proteína em pó, creatina, suplementos, barras energéticas e de proteína, etc. – registrarão uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,8% entre 2022 e 2030, de acordo com a Grand View Research.
Os produtos voltados para reparação cognitiva terão a maior participação no Brasil, seguidos dos energéticos e dos produtos de força e resistência.
4 Cosméticos
De acordo com a empresa Report Ocean, as vendas de cosméticos no Brasil apresentarão um crescimento anual composto de 5% entre 2022 e 2028. O mercado de cosméticos do país inclui produtos para cabelo, cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias, perfumes, produtos de higiene e cosméticos orais.
Além disso, o mercado brasileiro de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria registrou aumento de 10% nas vendas no primeiro semestre de 2022, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).


5 Motocicletas
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) mostram que as vendas de motocicletas novas no Brasil crescerão 15% em 2022 em relação a 2021.
Durante o primeiro semestre de 2022, a FENABRAVE registrou a venda de 637 mil motocicletas no Brasil, o que representa um aumento de quase 23% frente às 517 mil unidades vendidas no ano passado.
6 Videogames
As vendas no mercado brasileiro de videogames cresceram mais de 5% em 2021, com faturamento próximo a US$ 2 bilhões, segundo dados divulgados pela PagBrasil.
Em 2022, o mercado de videogames no Brasil deve aumentar suas vendas em 5,3%.
Cabe ressaltar ainda que o Brasil continua liderando o mercado de videogames na América Latina. Segundo estimativas da PagBrasil, 70% da população brasileira joga videogames.

Próximas etapas
Entre em contato conosco se quiser obter análises mais profundas sobre o mercado de consumo do Brasil e de outros países. Nos últimos 30 anos, já realizamos mais de 600 estudos sobre o mercado de consumo da América Latina, o que inclui pesquisas sobre o panorama do mercado, análises comparativas de oportunidades, estudos de inteligência competitiva e muito mais.
Explore também nossos outros artigos sobre os produtos mais vendidos na América Latina como um todo e em mercados como México, Argentina, Colômbia e Chile.