In Consumer and Retail

As vendas no varejo seguem melhorando no Brasil. De acordo com os Índices de Preços do Varejo (IPV) divulgados pela HiPartners e pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as vendas em lojas físicas de varejo cresceram 22% no primeiro semestre de 2022, com um fluxo intenso de consumidores aos centros comerciais. Confirmando essa tendência, durante a Black Friday de novembro de 2022, as vendas no varejo subiram 6,9% em comparação com 2021.

O e-commerce brasileiro também tem apresentado uma trajetória de crescimento favorável. Grandes varejistas brasileiros, como Mercado Livre e Amazon, atingiram altas taxas de vendas na Black Friday de novembro de 2022. No caso da Amazon, 2022 foi “sua maior Black Friday”, com mais de 3 milhões de produtos vendidos no Brasil em apenas 48 horas. Já o Mercado Livre registrou crescimento de 10% em suas vendas da Black Friday nas primeiras 48 horas e um aumento total “superior a 30%” até o final da semana.

O Magazine Luiza é outro player importante no varejo brasileiro. De acordo com o relatório aos investidores da empresa para o terceiro trimestre de 2022, o crescimento médio anual do comércio eletrônico do Magalu foi de 46% nos últimos três anos. As vendas totais (eletrônicas e físicas) tiveram crescimento médio anual de 28%.

Vários produtos contribuem para esse sucesso do varejo no Brasil. A seguir, analisamos alguns dos produtos com as melhores projeções de crescimento para 2022 e 2023.

The 2023 Latin America Forecast

FREE REPORT


The 2023 Latin America Forecast

Five massive trends that will shape Latin America not only for in 2023—but also throughout the rest of the decade into 2030

1 Home theaters e projetores

Segundo levantamentos da Criteo, houve um crescimento exponencial nas vendas de alguns eletroeletrônicos no Brasil, principalmente home theaters e projetores.

De acordo com a análise de tendências da Criteo, as vendas de home theaters registraram aumento de 78% em outubro de 2022 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nessa mesma base de comparação, o crescimento da venda de home theaters no Brasil havia sido de impressionantes 283% em junho de 2022.

Da mesma forma, as vendas de projetores tiveram um crescimento de 104% no Brasil em outubro de 2022 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em abril de 2022, as vendas de projetores haviam registrado um crescimento de 161% nessa mesma base de comparação.


2 Veículos elétricos

O mercado de veículos elétricos leves do Brasil apresentou aumento de 10,5% nas vendas entre janeiro e outubro de 2022, com 38,7 mil unidades vendidas nesse período, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

A ABVE prevê que o mercado brasileiro de veículos elétricos feche 2022 com um aumento de 25% a 31% nas vendas, totalizando 44 a 46 mil unidades vendidas até o fim do ano.

Além disso, os veículos elétricos a bateria (VEB) são o tipo de veículo elétrico mais vendido no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2022, foram vendidos 6,8 mil VEBs, o que representa um aumento de 41,5% “em relação às vendas totais de VEBs registradas (…) entre 2012 e 2021 (4,8 mil unidades)”, informou a ABVE.


3 Produtos de nutrição esportiva

No Brasil, as vendas de produtos de nutrição esportiva – proteína em pó, creatina, suplementos, barras energéticas e de proteína, etc. – registrarão uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,8% entre 2022 e 2030, de acordo com a Grand View Research.

Os produtos voltados para reparação cognitiva terão a maior participação no Brasil, seguidos dos energéticos e dos produtos de força e resistência.


4 Cosméticos

De acordo com a empresa Report Ocean, as vendas de cosméticos no Brasil apresentarão um crescimento anual composto de 5% entre 2022 e 2028. O mercado de cosméticos do país inclui produtos para cabelo, cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias, perfumes, produtos de higiene e cosméticos orais.

Além disso, o mercado brasileiro de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria registrou aumento de 10% nas vendas no primeiro semestre de 2022, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).


5 Motocicletas

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) mostram que as vendas de motocicletas novas no Brasil crescerão 15% em 2022 em relação a 2021.

Durante o primeiro semestre de 2022, a FENABRAVE registrou a venda de 637 mil motocicletas no Brasil, o que representa um aumento de quase 23% frente às 517 mil unidades vendidas no ano passado.


6 Videogames

As vendas no mercado brasileiro de videogames cresceram mais de 5% em 2021, com faturamento próximo a US$ 2 bilhões, segundo dados divulgados pela PagBrasil.

Em 2022, o mercado de videogames no Brasil deve aumentar suas vendas em 5,3%.

Cabe ressaltar ainda que o Brasil continua liderando o mercado de videogames na América Latina. Segundo estimativas da PagBrasil, 70% da população brasileira joga videogames.

videogames market latam

Próximas etapas

Entre em contato conosco se quiser obter análises mais profundas sobre o mercado de consumo do Brasil e de outros países. Nos últimos 30 anos, já realizamos mais de 600 estudos sobre o mercado de consumo da América Latina, o que inclui pesquisas sobre o panorama do mercado, análises comparativas de oportunidades, estudos de inteligência competitiva e muito mais.

Explore também nossos outros artigos sobre os produtos mais vendidos na América Latina como um todo e em mercados como México, Argentina, Colômbia e Chile.

Recent Posts