In Consumer and Retail

A América Latina vem se recuperando lentamente dos efeitos da pandemia de Covid (veja mais sobre o panorama dessa recuperação aqui) e, de acordo com dados disponíveis, o Brasil lidera esse movimento. No primeiro semestre de 2021, as vendas no varejo brasileiro subiram 10,1% em relação ao mesmo período de 2020, segundo a Serasa Experian.


2021 Latin America Outlook

2021 Latin America Outlook

Which countries and industries will recover first—and why


Diversos produtos diferentes contribuem para essa recuperação no setor de varejo, que ocorre simultaneamente ao expressivo crescimento contínuo do comério eletrônico no Brasil. Apresentamos a seguir um panorama de alguns dos produtos mais vendidos.

N°1 Carros e motos

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos novos no Brasil crescerão 16% frente a 2020. A Fenabrave informou que mais de um milhão de carros novos foram vendidos no país no primeiro semestre de 2021, representando um aumento de 32% na comparação com o mesmo período do ano anterior.


E as vendas de motos no Brasil superaram as de carros zero quilômetro: no primeiro semestre de 2021, o número de motos vendidas no brasil subiu 47,7%, totalizando mais de 500 mil unidades. Segundo projeções da Fenabrave, serão vendidas mais de um milhão de motos no Brasil em 2021, marca semelhante à registrada antes da pandemia.


N°2 Televisores

De acordo com a GfK, as vendas de televisores cresceram 16% no primeiro semestre de 2021. O crescimento desse mercado vem atraindo novos fabricantes como a Britânia e a Toshiba. Segundo análises do jornal digital Poder360, as vendas de TVs ainda devem crescer graças à oferta de modelos com preços a partir de R$ 1,4 mil.


wearables smart watch

N°3 Dispositivos vestíveis

Em 2020, os dispositivos vestíveis registraram crescimento em dois importantes segmentos no Brasil:

  • As vendas de fones de ouvido sem fio (com recursos avançados e conexão com a internet) aumentaram 284% no Brasil, alcançando quase 570 mil unidades, de acordo com a IDC
  • Mais de 1,3 milhão de smartwatches e smartbands (pulseiras inteligentes) foram vendidos no Brasil em 2020, o que, segundo a IDC, representa um aumento de 81%

As projeções de vendas para o Brasil em 2021 também apontam para um crescimento robusto desse segmento: a IDC estima um aumento de 75% nas vendas de fones de ouvido inteligentes no Brasil em 2021. Ainda segundo previsões da empresa, as vendas de smartwatches e smartbans registrarão crescimento de 53,8% em 2021, superando a marca de dois milhões de unidades vendidas.


mujer tomando su smartphone

N°4 Smartphones

As vendas de celulares no Brasil registraram um crescimento modesto no início de 2021. No primeiro trimestre de 2021, foram vendidos 11,2 milhões de smartphones e 706 mil aparelhos convencionais (os chamados feature phones) no Brasil, o que, de acordo com a IDC Brasil, representa um crescimento de apenas 3% em relação ao mesmo período de 2020. Entretanto, segundo um relatório de outra empresa de pesquisa, a Counterpoint, as remessas de smartphones para o Brasil cresceram 39% no primeiro trimestre de 2021 frente a igual período de 2020, sugerindo um aumento mais significativo nas vendas.


A Samsung continua a liderara as vendas de smartphones no Brasil. Uma análise realizada pela Flurry indica que a participação da Samsung no mercado brasileiro de dispositivos móveis alcançou 46%, seguido da Motorola com 22% e da Apple com 14%.


videogames market latam

N°5 Videogames

De acordo com a Newzoo, o Brasil é o maior mercado de videogames da América Latina e o 12° maior do mundo. A empresa prevê um crescimento de 5,1% no mercado brasileiro de videogames em 2021, com um faturamento total de US$ 2,3 bilhões.

Segundo a Newzoo, o mercado brasileiro de videogames pode ser dividido da seguinte maneira:

  • Os jogos para dispositivos móveis respondem por 47% do mercado
  • Os jogos de videogames respondem por 29% do mercado
  • Os jogos para PC respondem por 24% do mercado

N°6 Computadores de mesa e laptops

A IDC indica que as vendas de computadores no Brasil subiram 17% no primeiro trimestre de 2021. Nesse período, foram vendidas quase 1,1 milhão de unidades, sendo que os laptops responderam por 86% desse total.


6 Megatrends in Latin America Payments for 2021 and Beyond

6 Megatrends in Latin America Payments for 2021 and Beyond

How to leverage the large-scale changes in the market


Próximas etapas

Entre em contato conosco se quiser obter análises mais profundas sobre o mercado de consumo do Brasil e de outros países. Nos últimos 30 anos, já realizamos mais de 600 estudos sobre o mercado de consumo da América Latina, o que inclui pesquisas sobre o panorama do mercado, análises comparativas de oportunidades, estudos de inteligência competitiva e muito mais.

Explore também nossos outros artigos sobre os produtos mais vendidos na América Latina como um todo e em mercados como México, Argentina, Colômbia e Chile.

Recent Posts