In Consumer and Retail

Para aqueles acostumados com uma perspectiva pessimista sobre a economia brasileira, as coisas parecem finalmente estar começando a melhorar. Uma pesquisa divulgada recentemente mostrou que o Índice de Confiança do Consumidor cresceu 12% entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, a verdade é que muitos brasileiros estão mais confiantes do que há um ano atrás. Apresentamos algumas informações importantes sobre os atuais hábitos de compra dos brasileiros com a expectativa de ajudar varejistas e fabricantes a elevar ainda mais esses números nos próximos anos. [1

N.°1 Os brasileiros respondem a descontos

A última pesquisa Consumer Propensity Study entrevistou mil consumidores brasileiros para identificar seus hábitos de consumo. De longe, o fator mais atrativo para os entrevistados foram os descontos. Para 74% dos entrevistados, os descontos e promoções são fatores determinantes na decisão de fazer uma compra. Além disso, 47% dos entrevistados também afirmaram que os descontos em produtos relacionados motivavam a decisão de compra.

N.°2 Os brasileiros valorizam uma boa reputação

Uma pesquisa recente com quase sete mil brasileiros constatou que eles têm total consciência se a reputação de uma marca é boa ou ruim. A pesquisa mostrou que 69% dos brasileiros tomam decisões de compra – seja para comprar ou boicotar – com base no posicionamento da marca em relação a questões sociais. Além disso, esse número subiu 12% em relação ao ano anterior, indicando uma tendência crescente entre os consumidores brasileiros.

N.°3 Os brasileiros tomam decisões de compra na internet

Na hora de buscar informações sobre suas compras, os brasileiros estão recorrendo cada vez mais à internet. De fato, dados divulgados recentemente pela HubSpot indicam que mais consumidores recorrem ao Google em busca de informações sobre produtos (51%) do que a familiares e amigos (46%). Com relação à fonte que fundamenta as decisões dos consumidores brasileiros, 72% acessam o Google, 56% utilizam o Facebook e 50% optam pelo YouTube, entre outras fontes on-line de informações sobre produtos.

N.°4 Os brasileiros priorizam o celular

Os consumidores brasileiros estão claramente acessando a internet com uma frequência cada vez maior. E não se trata apenas de acessar a internet: seus smartphones estão se tornando o principal canal para fazer compras. Em uma pesquisa recente com mais de mil brasileiros, 71% afirmaram ter feito compras on-line nos últimos 30 dias. Entre esse grupo, cerca de cinco compras, em média, foram feitas pelo celular, enquanto quatro foram feitas pelo computador. Esse cenário pode sugerir um ponto de virada nos hábitos de compra on-line, já que os dispositivos móveis vêm gradualmente ganhando espaço em relação às compras on-line tradicionais.

N.°5 Os brasileiros também continuam a fazer compras tradicionais

Embora os consumidores brasileiros demonstrem claramente uma preferência por compras digitais, as lojas físicas tradicionais ainda têm seu valor. Segundo dados divulgados recentemente, 79% dos brasileiros são omnishoppers, ou seja, utilizam tanto a loja física como a internet para fazer uma compra. De fato, 64% dos brasileiros ocasionalmente pesquisam produtos em uma loja antes de comprá-los pela internet, ao passo que 62% pesquisam o produto on-line antes de comprá-lo em uma loja física.

N.°6 Os brasileiros podem ser bastante leais

Se conseguir demonstrar seu valor para os consumidores brasileiros, um varejista ou fabricante provavelmente será recompensado com a fidelidade à marca. Esse foi o resultado de uma recente pesquisa que verificou que 76% dos brasileiros se consideram leais a uma marca. E não é só isso: 70% afirmaram que ficariam decepcionados se a marca à qual são leais não estivesse mais disponível. Essa constatação é a validação de que um bom produto ainda pode fazer a diferença nos tempos de hoje.

N.°7 Os brasileiros se interessam por produtos saudáveis

Outra tendência que você precisa saber sobre os consumidores brasileiros é o interesse crescente em produtos saudáveis e naturais. Os participantes de uma pesquisa recente indicaram que gostariam de excluir de suas dietas o refrigerante, o açúcar refinado e o sal. Na mesma pesquisa, eles demonstraram interesse em incluir mais castanhas e outros alimentos saudáveis.

Em um outro estudo, os consumidores brasileiros afirmaram ter muito interesse nas informações disponíveis nos rótulos dos alimentos. Eles manifestaram um interesse específico no teor de sódio e gordura dos alimentos: 75% dos entrevistados desejam ter acesso a essas informações. Além disso, 68% dos brasileiros queriam saber as informações sobre calorias e 65% desejavam saber o teor de açúcar.

N.°8 Os brasileiros usam avaliações on-line

Se você já é um varejista digital e deseja atrair mais consumidores brasileiros, uma solução simples pode ser adicionar comentários, classificações e outras maneiras de avaliar seus produtos na internet. Dados divulgados pelo Spiegel Research Center mostraram que a capacidade de avaliar produtos em um site levou a um aumento de 270% nas vendas.

Recent Posts

Understand LATAM Better

Sign up to receive AMI Perspectiva, our LatAm insights newsletter.
Email address
Secure and Spam free...

 A Free Resource

for Improving Your Strategic Planning for Latin America