In Consumer and Retail

Embora os brasileiros tenham passado por dificuldades econômicas nos últimos anos, as coisas estão gradualmente começando a melhorar. De acordo com dados divulgados recentemente pela Confederação Nacional de Lojistas, a confiança do consumidor cresceu cinco pontos em relação ao ano anterior (45,8 pontos em dezembro de 2018, frente a 40,9 pontos em dezembro de 2017).

A mesma pesquisa, no entanto, indicou que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Devido ao patamar elevado da taxa de desemprego, das taxas de juros e dos preços, mais de 70% dos brasileiros têm uma percepção negativa da economia. Outros dados recentes, porém, sugerem que empresas e varejistas podem adotar diversas técnicas inovadoras para alcançar os consumidores brasileiros. Apresentamos abaixo alguns aspectos a serem levados em conta.

N.°1 Ofereça mantimentos on-line 

Se ainda não oferece seus produtos e serviços para clientes on-line, talvez você esteja perdendo uma parte importante do mercado. Dados de uma recente pesquisa sobre comércio eletrônico mostram que sete em cada dez brasileiros fazem compras na internet regularmente. Além disso, essa tendência está atualmente se propagando para além dos varejistas on-line tradicionais. A Associação Brasileira de Supermercados constatou recentemente que as vendas de gêneros alimentícios pela internet quase dobraram no ano passado, saltando de 5,5% para 9,4% do total de vendas.  

N.°2 Proporcione uma experiência personalizada 

Embora muitas pessoas não gostem de anúncios ou experiências de compras personalizadas com base em seus hábitos na internet, os brasileiros tendem a ter uma visão um pouco diferente. Segundo dados recentes da Salesforce, 75% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar informações sobre si mesmos para obter uma melhor experiência de compra. Além disso, 80% dos brasileiros gostam de recomendações baseadas em seu histórico de compras. Esses números são significativamente superiores aos registrados em outros países e representam uma grande oportunidade para empresas que buscam alcançar esses clientes.  

N.°3 Atenda seus clientes via aplicativo móvel 

Assim como a maioria das pessoas ao redor do mundo, os brasileiros estão cada vez mais fazendo compras não apenas na internet, mas em seus smartphones. Os consumidores brasileiros, no entanto, estão apresentando tendências interessantes que demonstram um nível de conhecimento tecnológico ainda maior. De acordo com pesquisas recentes, 78% dos brasileiros preferem fazer compras especificamente por meio de aplicativos móveis e não por navegadores web instalados em seus celulares. Esse percentual está bem acima da média global de 71%, e é um sinal para varejistas de que os aplicativos móveis são a melhor estratégia para alcançar consumidores brasileiros.

N.°4 Priorize a experiência da marca

Outra característica distintiva entre os consumidores brasileiros, é a valorização de uma excelente experiência proporcionada ao cliente. De fato, dados recentes da Salesforce sugerem que muitos brasileiros valorizam mais a experiência proporcionada ao cliente que a alta qualidade do produto. A empresa entrevistou mais de 6,7 mil consumidores de 15 países, e 89% dos brasileiros afirmaram que a experiência proporcionada pela marca é tão importante quanto os próprios produtos. Entre todos os 15 países analisados em conjunto, o percentual de pessoas que tinham essa mesma percepção chegou a 80%.

N.°5 Posicione seus produtos estrategicamente 

Embora o mundo on-line esteja em voga, as lojas físicas e a experiência de compra ainda são fundamentais não só para muitos varejistas, mas também para os consumidores. No que se refere às lojas tradicionais, o fator mais importante para atrair os brasileiros é a disposição dos produtos dentro da loja. Entre os brasileiros que responderam a uma pesquisa recente, 56% afirmaram que esse é o fator mais importante na experiência de compra em lojas físicas, seguido por serviços de caixa rápidos (53%), amplo espaço para circulação (39%) e boa climatização (38%).

N.°6 Aumente seus gastos com anúncios on-line  

No extremo oposto do espectro, dados recentes referentes a 2.106 brasileiros, coletados na pesquisa “Way to Buy”, mostram que o marketing e a publicidade on-line também são extremamente atrativos para os consumidores brasileiros. A pesquisa perguntou o que os participantes achavam sobre cerca de 15 tipos específicos de compras na internet, como clicar em anúncios, usar o Facebook e receber mensagens de e-mail. Em geral, todos os 15 tipos de compras registraram um aumento nos últimos 12 meses.

N.°7 Dar-lhes economias 

Embora muitos desses dados pareçam indicar que os brasileiros são “compradores felizes”, a realidade é que eles usam seu dinheiro de forma cada vez mais inteligentemente e tomam decisões de compra com base em seu orçamento. Segundo dados recentes da Confederação Nacional de Lojistas, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e do Banco Central do Brasil, o número de brasileiros que se mantêm dentro do orçamento não para de crescer, saltando de 55% em 2017 para 63% no final de 2018. Essa tendência indica que apelar para o senso de responsabilidade financeira do brasileiro pode ser uma estratégia inteligente para os varejistas.

N.°8 Abrace a diversidade 

Uma última estratégia que deve ser considerada por varejistas que buscam atrair brasileiros é a de promover a diversidade e a igualdade em suas campanhas de publicidade e marketing. Os brasileiros estão cada vez mais identificando essas questões como importantes. Dados recentes da Samsung indicam que 85% dos brasileiros consideram importante que as marcas mostrem a diversidade em suas comunicações. Além disso, mais de 80% acreditam que marcas que mostram a diversidade respeitam as pessoas e suas diferenças. Ter esse tipo de pensamento inovador na criação de materiais publicitários pode ser exatamente a estratégia que fará sua empresa se destacar entre os consumidores brasileiros.

Recent Posts

Understand LATAM Better

Sign up to receive AMI Perspectiva, our LatAm insights newsletter.
Email address
Secure and Spam free...

 A Free Resource

for Improving Your Strategic Planning for Latin America